Logo
restaurante em ribeirão preto onde comer franquia de alimentos santa brasa grill

Franquias do segmento de Alimentação valem a pena?

O segmento de Alimentação certamente é uma boa opção de investimento para empreendedores no setor de franquias. As redes de alimentação apresentaram, entre 2015 e 2016, um crescimento de 5,5% em faturamento e uma variação do ticket médio de 7,9%. Os dados fazem parte da 11ª Pesquisa Setorial de Food Service divulgada no final de 2017 pela ABF – Associação Brasileira de Franchising.

O estudo revela que as redes do segmento de Alimentação estão cada dia mais dedicadas a fazer uma boa gestão de custos e das unidades de forma geral. Com isso, as marcas vêm apresentando ganhos de eficiência e produtividade.

Como tendências e estratégias do segmento está o foco em oferecer opções de alimentação saudável no cardápio, além da crescente utilização de aplicativos de celular para a oferta de serviço delivery. Os “apps” foram adotados por 55,4% das redes de Alimentação, o que, sem dúvida, tem impulsionado o faturamento do segmento e aproximado mais as marcas dos consumidores.

As melhores franquias do segmento de Alimentação

O segmento de Alimentação representa 34% das franqueadoras e 30% da quantidade de unidades franqueadas no país. Segundo a Associação Brasileira de Franchising – ABF, nos últimos anos, houve um aumento de unidades franqueadas do segmento no país, acumulando 31.064 pontos de venda.

O modelo de negócio mais convencional entre as redes de franquias do segmento é o serviço rápido tradicional, seguido pelo sistema delivery – comumente mais utilizado pelos ramos de culinária asiática (40%) e massas e pizzas (20%).

As franquias de Alimentação geralmente reconhecidas como as melhores do segmento são aquelas que possuem um grande número de unidades e podem ser facilmente encontradas em praças de alimentação de shoppings e outros locais com grande circulação de consumidores.

O Portal Sua Franquia acompanha as novidades das melhores franquias do segmento e tem notado que as redes de franquias têm se adaptado para atrair os mais variados perfis de empreendedores.

Franquias do segmento de Alimentação com baixo custo

As franqueadoras do segmento de alimentação têm diversificado seus modelos de negócios para atrair empreendedores que buscam opções de negócios com baixo investimento. A pluralidade de formatos tem permitido também às marcas expandirem em locais com pouca oferta de pontos comerciais.

Os modelos de negócios tradicionais do segmento são lojas de rua e lojas de praças de alimentação. Já os modelos que tem ganhado destaque no segmento são quiosques, containers, foodtrucks, e outras unidades móveis.

Os modelos de baixo investimento das redes de franquias oferecerem também vantagens perante outros modelos de negócios como, por exemplo, menor custo operacional e implantação em menor prazo (pois costumam ser pré-fabricados).

Para facilitar, o Portal Sua Franquia disponibiliza busca por faixa de investimento, segmento e ramos, assim empreendedores podem encontrar com facilidade os melhores negócios com baixo custo.

Perfil do franqueado do segmento de Alimentação

Para expandir, as redes de franquias do segmento de Alimentação geralmente dão preferência a franqueados que tenham disponibilidade para se dedicarem em tempo integral à operação e gestão do negócio.

A exigência deve-se ao fato que a grande maioria das unidades franqueadas do segmento abrem aos finais de semana, visto que costumam estar implantadas em praças de alimentação e locais com grande circulação de pessoas. Ou seja, o horário de funcionamento das unidades tende a também ser mais extenso do que outros ramos de negócios.

Ter afinidade pelo universo da gastronomia pode ser um fator positivo para os candidatos à franqueados. Porém, algumas redes consideram que esse fator é um mito, pois oferecem treinamentos para que os donos de franquias e suas equipes de funcionários possam operar as unidades com todo o conhecimento necessário.

Por outro lado, um diferencial apreciado pelas franqueadoras é que os franqueados tenham experiência em gestão de negócios e desenvolvimento de pessoas.

Fonte: https://www.suafranquia.com/franquias/alimentacao/

 

Santa Brasa

O Santa Brasa é um modelo de franquia no segmento de alimentação. Possui dois formatos de operação. Um classificado de choperia e restaurante, com grande espaço para os clientes, com ambiente climatizado, palco para shows e a famosa calçada. O outro formato é no estilo Express, localizado em praças de alimentação, chamado SANTA BRASA GRILL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *